O Curso de Licenciatura em Física é fruto do trabalho de uma comissão constituída para atender a uma solicitação do Ministério da Educação (MEC) de implantar licenciaturas nos IF’s e formar professores no contexto de mudanças pelas quais passa a realidade brasileira. A resposta do IF – AM a esta solicitação vem com este projeto que pretende formar profissionais capacitados para o exercício do magistério, atuando na Educação Básica (de 6ª a 9ª ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio) dentro de uma leitura crítica contextualizada e interdisciplinar sobre os diversos aspectos que constituem a formação da sociedade, procurando atender a oferta de trabalho e o potencial socioeconômico regional; incentivando a criação de projetos para estudos de problemas amazônicos no campo da Física; considerando a Ciência como conhecimento desenvolvido em diferentes contextos histórico-político-culturais, articulada à prática pedagógica, superando a dicotomia teoria/prática numa perspectiva construtivista; zelando por uma conduta ético-profissional responsável, percebendo a Física como agente (re)formulador de saberes e valores humanos e científicos, focado na formação do professor pesquisador.
O presente projeto atende o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN/1996), nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica em nível superior (Resolução CNE/CP Nº. 1/ 2002 e Resolução CNE/CP Nº. 2/2002), que instituem a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Física (Parecer CNE/CES Nº. 1304/2001 e Resolução CNE/CP Nº. 9/2002). O projeto segue também o estabelecido nas Portarias GR Nº. 771/2004, GR Nº. 461/2006 e GR Nº. 522/2006. Além disso, está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFAM (PDI) e com o “Perfil do Profissional a ser Formado no IFAM”.
Basicamente o Físico-educador e pesquisador dedica-se preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica, como vídeos, software ou outros meios de comunicação.
Téléphone/Extension:
E-mail: licenciaturafisica.cmc@ifam.edu.br